terça-feira, 1 de março de 2011

VELEJANDO PELO CARIBE

 
Até Trinidad & Tobago, o Beltrão relatou nossa viagem, através de seu blog: http://www.veleirotingua.blogspot.com/
Nossa estadia em Chaguaramas,Trinidad, foi longa demais, por conta das dificuldades de encontrarmos peças, mão de obra adequada, etc... Esse etc... quer dizer: “Já que estamos aqui, vamos instalar mais isso, mais aquilo”. Mas, no final, nossas necessidades foram atendidas e saímos satisfeitos.
Saímos de Chaguaramas no dia 31 de janeiro, em direção a Union Island, com um mar alto, navegação bastante desconfortável. Conseguimos velejar até Granada, mas dali em diante, vento na proa e foi só motor.
Não paramos em Granada devido a informações negativas, que não se confirmaram, pois as mesmas pessoas que nos deram informações negativas ficaram lá, para manutenção de seus barcos e só elogiaram. Então, deixamos de conhecer um belo local.
As informações acerca de locais, bons ou ruins, devem ser recebidas com muita cautela, porque, o que é bom para um, é ruim para outro, e vice-versa. Assim, resolvemos que, dali em diante, conheceríamos todos os locais possíveis e avaliaríamos segundo nossa percepção.
UNION ISLAND
1º/fev/2011
Chegamos em Union Islan pelas 15:00 horas do dia 1º de fevereiro. Na chegada, fomos abordados por um boat boy, oferecendo uma poita. – boat boys são pessoas da ilha que ficam circulando com seus caíques, prestando os mais diversos serviços, como oferta de poitas, taxi, venda de combustível, dentre outras -. Lá, como em outras ilhas, as poitas são públicas, mas são cobradas pelos boat boys. O que aborda primeiro a embarcação que está chegando, indica a poita e cobra.
Negociamos o preço e, de EC$60,00(dólar do leste do Caribe), baixou para EC$40,00, cerca de R$27,00 por noite. A poita tem a grande vantagem de segurar melhor o barco, em caso de ventos fortes. E foi o que ocorreu. Ventos superiores a 20 nós.
Nossa poita ficava bem defronte o Anchorage Yatch Club, um misto de marina e hotel, onde conseguimos conectar a internet e utilizar seu píer para desembarcar.
image
A capital da ilha é Clifton, com cerca de 3.000 habitantes. A água que serve os moradores e visitantes é proveniente da coleta de água de chuva e dessalinização da água do mar. Todas as casas possuem calhas para coleta e recipiente para armazenar a água da chuva. Segundo o guia que nos conduziu pela ilha, nela nunca faltou água.
Union Islan (91)
Chamou a atenção a existência de muitas casas novas, bem construídas, parecendo desabitadas. Segundo nosso guia, elas foram construídas por moradores locais que foram para a Europa e Estados Unidos trabalhar, e construíram as casas para voltar a residir na ilha, após a aposentadoria.
Union Islan (73)
Union Island foi, para nós, praticamente o início do Caribe. As águas já são transparentes e as ilhas emolduram o mar. Union Islandimage

6 comentários:

  1. Demorou !!! Bagual véio mas aprende... Parabéns ! Agora podemos babar à vontade...

    Abraços
    Ricardo, Diana e Heleninha

    ResponderExcluir
  2. Tri legal Zanellão...
    Agora também posso babar.

    Abraços

    Fernando Maciel

    ResponderExcluir
  3. Olá Comandante,
    Legal reativar o blog. Assim também vamos viajando...
    Grande abraço aos dois e bons ventos sempre,
    Beltrao

    ResponderExcluir
  4. Oba! O Zanella saiu do armário (com todo o respeito) e virou blogueiro.
    Agora vou bater ponto aqui todo dia.
    O link já tá lá no meu Radar.
    Bons ventos e sempre um palmo d´água embaixo da quilha do Guguinha,

    ResponderExcluir
  5. Ricardo e família, Fernando, Beltrão e Hélio, obrigado pela manifestação. Para mim é um baita incentivo.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Zanela, estou com o Ricardo e os nossos amigos aí acima, que manifestaram o contentamento pela reativação de seu blog. É muito bom o que podemos aprender e apreciar junto com vocês.
    Abraços a vocês e obrigado pelas belas fotos e relatos.
    João

    ResponderExcluir