sexta-feira, 11 de março de 2011

CARIBE – Martinica

20/fev/2011

Chegamos na França. Sim, Martinica é França. E, digam que não, para ver a raivosa reação dos habitantes da Martinica. É tão França que lá tem até Galerias Lafayette.

A velejada foi ótima, com vento de 15 nós e mar de almirante. Ancoramos em Port Marin, nas imediações da  Marina Le Marin, próximo do Luthier, em cuja companhia fizemos esta travessia. Os demais veleiros, Bulimundo e Flyer ficaram mais tempo em Santa Lucia. Mas, o vento que era ótimo durante a velejada, ficou bravo de repente e aumentou para cerca de 25 nós, dificultando a ancoragem.
image
Barcos devidamente ancorados, desembarcamos para conhecer Port Marin e fazer a imigração. Era domingo. Salvo alguns bares ou restaurantes, tudo fechado, inclusive a aduana.

À noite, o Dorival e a Catarina nos obsequiaram com um jantar a bordo do Luthier. A foto, emprestei do blog do Luthier http://www.veleiro.net/luthier/
image
Dia seguinte, fomos dar entrada na aduana. Tudo muito fácil. Preenche-se um formulário no computador deles, imprime-se e o oficial carimba a via impressa e nos devolve.  O passaporte não é carimbado, embora a entrada na aduana valha, também, como imigração.
Fomos de carona no bote do Luthier, pois o rotor no nosso motor de popa, novamente quebrou.

Ao sair da imigração, encontramos o casal Alain, francês e Márcia, paulistana que conhecemos na Refeno de 2008. Já os havíamos encontrado em  Tobago Cays, dias atrás. O Alain nos ajudou, porque é francês, a procurar um rotor. Não conseguimos nada. Este tipo de motor não é mais fabricado e não existem peças para ele.

À tarde, fomos até o Carrefour, onde comprei vinho Font Caillou, a 3,69 euros, Chateau Barrail Meyney, safra 2009, a 5,14 euros e Mouton Cadet a 12,95 euros.

Como não encontramos o rotor e estávamos muito longe para remar. ancoramos mais próximo da terra.

A falta de motor no bote nos dificultou um pouco. Tentamos conseguir uma vaga na marina Le Marin, sem sucesso. O Alain nos auxiliou e, via rádio, chamou diversas vezes. Pediam para ligar mais tarde. Ao ligar novamente, nem sequer atendiam o rádio. Segundo informações, a marina cresceu muito, mas o crescimento não foi acompanhado no sentido organizacional.

À noite começou um vento forte, que prometia continuar.

Dia seguinte, o vento, efetivamente,  continuou forte. Quando estávamos em terra, tanto o Guga Buy quanto o Luthier “garraram” (‘garrar’ significa que a âncora correu, não segurou o barco devido ao vento forte), mas sem sofrer nem provocar nenhum dano, apesar da grande quantidade de embarcações ancoradas.

Em terra, fomos caminhar em Port Marin, que possui um mercado náutico bastante grande, mas  os preços dos produtos são muito altos. Comprar algo lá, só na emergência. O Eduardo, mais tarde, conseguiu um rotor para o motor de popa, não original mas o tamanho serviu, ao preço de 32 euros.

Olha aí uma vista do local de ancoragem.
image image
Quando jantamos a bordo do Luthier, prometi fazer um risotto “a la milanesa”, para retribuir a gentileza, para o que, precisava de arroz arbório. No Carrefour não encontrei. Nem conheciam. Encontrei o arroz num outro supermercado, o Leader Price e, à noite, fiz o prometido risotto, convidando para o ágape, além do Dorival e Catarina. o Alain e a Márcia. Rolou um papo legal, regado com vinho (francês e chileno).
Martinica - Le Marin - jantar no Guga Buy
No dia seguinte, o vento continuava forte, incomodando. Resolvemos ir para outro local ali próximo, a Baía Sainte Anne. Um local pequeno, agradável, simpático e mais protegido.
image image image image
Caminhando, encontramos uma praia pequena, mas bem frequentada, onde haviam muitos bares e restaurantes, inclusive um Club Med
image image
Aí conhecemos o estilo francês de freqüentar a praia. As pessoas chegavam de carro e, na praia, sem qualquer constrangimento, trocavam a roupa que vestiam pela roupa de banho. As mulheres vestiam-se da maneira mais diversa possível: algumas vestidas demais, outras nem tanto. O top less rolava solto. Claro que não vou publicar neste blog todas as cenas que cliquei. Et voilá. Vive le France.
image
À tardinha, um por do sol magnífico.
image
E o vento continuava acelerado, mas naquela baía não incomodava muito, pois, como disse, era bem protegida.
Dia seguinte, o casal Alain e Márcia também foram para Sainte Anne. À noite, nos convidaram, bem como o Dorival e a Catarina, para jantar em seu veleiro. A Márcia dizia que não sabia cozinhar, mas fez dois pratos - entrada e principal - de profissional. Arrematou com uma tarte tatin. (torta de maçã)
O veleiro do Alain é um Beneteau 47.7. Espaçoso e muito confortável.
É esse aí,
image
Todas as anses (enseadas), como, de resto, todas as baias que paramos, eram dotadas de dingue dock, local para amarrar os botes para desembarcar. Lá, em Sainte Anne, este era o dingue dock, que as  pessoas aproveitavam para, também, ver e fotografar o por do sol.
image 
E o vento continuava . Rajadas de 30 nós.

Na manhã seguinte, mesmo com vento forte, rajadas de 35 nós, saímos de Sainte Anne e fomos para Anse D'Arlet, uma vila também simpática. Até agora, à exceção de Kingstown, capítal de St.Vincent, todos os locais onde paramos foram agradáveis. Ancoramos defronte uma igreja, das que anunciam as horas com o sino. Quando conseguimos ancorar - a tença não era boa - soaram doze badaladas. E o vento continuava, sem tréguas.
image
O Eduardo foi pilotar o fogão e fez um spaghetti à carbonara. Coloquei na geladeira, para refrescar, um Montes Alpha.
Após o almoço, fomos para Grande Anse D'Arlet. Haviam muitos veleiros, Ancoramos próximo ao píer de desembarque e, à tardinha, curtimos este por do sol.
image
No dia seguinte, saímos em direção a Fort de France, a capital da Martinica. Dormimos em Anse Mitan, cerca de 3 milhas de Fort de France. Nos barcos ao redor, a mulherada bem à vontade. Uma delas, num catamarã, estava pilotando uma churrasqueira, somente com a parte inferior de um diminuto biquini. Em outro veleiro, outra mulher, vestida de forma igual, fazia as lides do barco. Ambas jovens e bonitas. Não dava para não olhar.

Ao meio dia, fizemos uma costela de gado angus, do Texas, daquelas compradas em Trinidad,  no forno, acompanhada do que sobrou da garrafa de  Montes Alpha.
Depois, um charuto e uma merecida soneca...até às 19:00 horas, que ninguém é de ferro.

Na manhã seguinte, rumamos para Fort de France. O vento continuava implacável. Chegou a 35 nós, na rajada.

Ancoramos ao lado do forte onde ancoram todos os veleiros que lá chegam, local bastante abrigado. Após a segunda tentativa, a ancoragem foi bem sucedida. Desembarcamos e fomos conhecer a cidade. Começamos caminhando pela periferia da cidade, à procura de uma loja náutica. Não sentimos nenhum perigo, as pessoas são bastante amistosas. Fomos num  bar e restaurante que tinha internet, Cyber Deliss, comemos uma salada italiana e, por conta disso, a internet foi gratuita.
Após o almoço, continuamos caminhando pela cidade e, numa barbearia, dessas de estilo antigo, cortei o cabelo que já estava bastante crescido e que não quis cortar em Santa Lucia. O barbeiro  da Martinica, mandou bem.
Quase sai de lá careca, pois pedi para cortar somente os cabelos brancos.
image
Vimos uma loja que nos lembrou muito Floripa. E é de calçados também. Os que são de Florianópolis conhecem a Carioca Calçados. Claro que, esteticamente, nada a ver.
image
Quando o Bulimundo chegou, como o John, seu comandante, precisava viajar para a China, alugou um carro e fomos procurar uma marina para ele deixar o veleiro. Conseguido o objetivo, paramos num Carrefour, para comprar carne, pois à noite iria rolar um churrasco a bordo do catamarã Fat Boy, do Nuno e da Patrícia, brasileiros. A carne comprada estava estragada, cheirando a podre, o que só percebemos após retirar da embalagem. Jogamos fora. O que salvou foi uma galinha que a Miriam, do Flyer, tinha a bordo.

Dia seguinte, o John resolveu levar seu veleiro até Sint Maarten, para deixa-lo numa marina lá, quqndo fosse para a China. Como estava sozinho, resolvemos acompanha-lo.
Paramos, em Saint Pierre, ainda na ilha de Martinica, aos pés de um vulcão inativo, para dormir.
image image image
Esta cidade já foi destruída pelo vulcão agora inativo. Mas, ainda restaram seqüelas nas casas.
image image
Mesmo assim, a cidade é bastante simpática, bem como seus habitantes. A maioria nos cumprimentava nasa ruas. Fomos num barzinho, onde as mesas se localizavam no outro lado da rua. A garçonete, para servir os clientes, atravessava a rua, que possuía razoável trafego de veículos.
Aí estamos esperando vaga nas mesas.
image
À noite, o mar balançou bastante. Não consegui dormir direito.

Na manhã seguinte saímos cedo, cerca de 05:00 horas, passamos pela ilha de Dominica sem parar e fomos para Iles des Saints.
Iles de Saints é um local marcante, bonito, uma vila com poucas ruas. Estava ancorado lá um navio a vela, utilizado para passeios turísticos. Acho que as velas são enfeite. Mas o barco é bonito.
image    
A água era muito transparente. Em qualquer baía das ilhas que formavam o arquipélago, haviam veleiros ancorados.
image
Aliás, é característica do Caribe. Não vimos nenhuma enseada sem veleiros ancorados, em todas as ilhas.
image image
Neste ambiente, dormimos um sono tranquilo e reparador. O leve balanço do mar ajudou bastante.

7 comentários:

  1. Olá Comandante,

    Aqui chove o dia inteiro (nenhuma novidade!) então é comer, dormir e "internetear". Estava navegando pelo Caribe no seu blog... Tá muito bom. Ah! Que mesa "chique" aquela no jantar para o francês e a brasileira. Aquela toalha é aquisição nova ou só para ocasiões especiais? Ah, ah,ah...

    Grande abraço aos dois!

    ResponderExcluir
  2. Meus amigos...
    Saudades de vocês.
    Adorei o Blog.
    Um grande abraço e boas velejadas.
    Hugo
    Marina Bracuhy

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua idéia de postar este Blog! Isso faz com que todos nós possamos passear com vocês como se estivéssemos aí. Continue postando muitas fotos (inclusive as das praias...) e nos dando as dicas do que estão aprendendo por aí. Um forte abraço para vocês e que tenham uma boa viagem!
    José Ricardo - TORIBA

    ResponderExcluir
  4. Beltrão,
    Aquela toalha foi comprada em Fortaleza. Usamos somente em ocasiões especiais.

    Hugo,
    Obrigado. Também estamos com saudades dos amigos do Bracuhy.
    Abraço.

    Zé Ricardo,
    Que bom que vocês bos acompanham. Ainda não chegamos nas praias, só uma, até agora. Mas vou continuar postando fotos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Grande dupla, ocêis não são fraco não!!!
    Muito bom estou velejando com vocês.
    ABraço

    ResponderExcluir
  6. Olá, amigos Zanella e Edu. Finalmente acabo de ler notícias mais completas do Guga Buy. Olhem, ao ler o blog, agora, senti assim como um vazio no peito, pois eu deveria estar - deveria!... - por aí também, fazendo parte desse grupo fantástico de amigos, do luthier, do Bulimundo, do Flyer, do Temujin... Problemas da Zilda e da minha sogra, fizeram com que o Triunfo II suspendesse o projeto em Natal. Mas não faz mal, minha oportunidade vai chegar. Por ora fico feliz de poder viajar no Luthier com Dorival e Catarina, como tripulante virtual, e a partir de agora também darei umas escapadas para estar aí no Guga Buy de vez em quando e velejar com vocês. É muito bom poder acompanhar vocês. Abraços.
    João
    TRIUNFO II

    ResponderExcluir
  7. VÔ PAPAI!!amo voces! adorei o blog! estou morrendo de saudades de vcs!
    amo muito vcs bjs sofia :)

    ResponderExcluir