domingo, 13 de março de 2011

CARIBE – Sint Maarten/Saint Martin (06/mar/2011)



Antes de chegar em Sint Maarten, lado holandês da ilha, passamos por diversas outras ilhas. Uma delas chamou a atenção. Era Montserrat, onde há um vulcão ativo. Como passamos por lá ao entardecer, tivemos o privilégio de visualizar este espetáculo. Fumaça do vulcão misturada com as nuvens.

Do lado. oposto da ilha, em função da predominância da direção do vento naquela região, é proibida a navegação até determinada distância da ilha, devido a ocorrência de chuva ácida provocada pelo vulcão, o que provocaria danos nas embarcações, principalmente nas velas.
DSCF0486 DSCF0487 DSCF0490 DSCF0491

De madrugada, a cerca de 20 milhas de Sint Maarten, atropelamos uma bóia que, possivelmente, sustentava um espinhel. O cabo enroscou-se no hélice. Como estávamos sem vento, propulsão a motor, acelerando, o cabo provocou um tranco e arrancou o eixo de seu encaixe original, ocasionando a entrada de água no barco. O Eduardo teve que mergulhar para empurrar o eixo, enquanto eu, junto ao motor, tentava ajustar o acoplador e selo mecânico. Depois de muito trabalho, conseguimos recolocar o eixo, precáriamente, só para não entrar mais água. Ainda bem que a bomba de porão deu conta do recado, pois entrou muita água. Não ligamos mais o motor e fomos velejando, mesmo com o pouquíssimo vento que soprava. Pelo rádio, chamamos o Bulimundo, que estava à nossa frente, para voltar e, se necessário, nos rebocar. Mas não foi necessário, conseguimos chegar velejando até o local de ancoragem.

Chegamos em Sint Maarten na manhã de um domingo. Em contato com o Dorival, do Luthier, via rádio, ele nos informou que haveria uma regata naquele dia e que muitos veleiros iriam ancorar na Simpson Bay, onde ele já estava ancorado, juntamente com o veleiro Travessura e onde iríamos ancorar. Se chegassemos juntamente com os participantes da regata, a situação se complicaria. Felizmente, chegamos antes. Quando chegamos ao local da ancoragem, com propulsão a vela, o Dorival, que já sabia de nosso problema com o eixo, colocou uma âncora, devidamente unhada (enterrada na areia),  e nos aguardou em seu bote, nos alcançando o cabo da âncora para amarramos no Guga Buy. A solidariedade do Dorival foi cativante e nos deu tranqüilidade para ancorar. E, complementando a recepção, apareceu o Sérgio, do veleiro Travessura, com duas baguetes para nosso café da manhã. Aliás, o Sérgio e seus filhos, Jonas e Carol, são incansáveis em nos dar dicas e indicar locais para compras.

Mesmo chegando na ancoragem com propulsão a vela, não podemos deixar de observar e fotografar as ‘máquinas’ que estavam ancoradas na Simpson Bay.
image
 image image image

Lembram da regata que falei? Olha aí os veleiros chegando! 150 participantes.
image

Para sair de Simpson Bay e entrar no Lagoon, que é onde estão as marinas, existe uma ponte que abre em horários determinados, para passagem de embarcações. Logo após a ponte, à direita, o Iate Clube de Sint Maarten possui um bar, com um deck que permite visual para a ponte. Nos horários de entrada de embarcações, muitas pessoas vão lá para beber uma cerveja e assistir. É a maior festa. E neste dia, em função da regata e da entrega de prêmios, a festa foi ainda maior. Veja as embarcações entrando…
image image image image image

platéia assistindo e fotografando.
image

Rolou de tudo! Alegres mulheres de biquini…
image

filosofia de cervejeiro… image
poses para fotografia…
image

e por do sol.
image

Repare na quantidade de botes no dingue dock do Iate Clube, das pessoas que foram assistir a entrada dos barcos.
image

E, no lagoon, embarcações atracadas. O veleiro que aparece em primeiro plano, é transportado por um mega iate, para participar em regatas.image

4 comentários:

  1. Zé e Eduardo!

    É muito bom viajar com vcs!A sensação é que estamos velejando com o Guga Buy.
    Parabéns pelo Blog,digno de um Dr.Promotor.

    Bons ventos!
    Boa viagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Zanelinha e Zanelão, que susto esse eixo hein??? Desejo uma ótima viajem a vocês e quando voltarem a parada na Ilha Bela é obrigatória.
    Abração do amigo Rogério

    ResponderExcluir
  3. Grande Rogério. Obrigado. Com certeza vamos parar em Ilhabela. Mas acho que vai demorar um pouco. Isso aqui está demais.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir