segunda-feira, 21 de março de 2011

CARIBE – St. Maarten – Anguila (19/mar/2011)

A Lagoon Marina, onde estávamos atracados em St. Maarten, fica numa das pontas do lagoon, portando, recebe todos os detritos dele, dentre os quais, dejetos lançados ao mar pelas centenas de embarcações lá ancoradas e pelo esgoto da própria marina. Em vista disso, a situação começou a ficar meio complicada. Cheiro muito forte, mosquitos, água suja. Uma pena, porque o ambiente na marina é bom, alto astral, o Lagoonies Bar, bem próximo onde estávamos atracados, sempre cheio de pessoas do mundo inteiro, alegres, brincalhões.

Então, resolvemos sair dali e ir para águas mais limpas. Inicialmente fomos para Simpson Bay, local de nossa primeira ancoragem. Como iria ocorrer neste dia o fenômeno da super lua,  resolvemos ir para Anguila, a cerca de 12 milhas de onde estávamos, para melhor visualizar o espetáculo.

O fenômeno da super lua é assim descrito pelo velejador e estudioso Hélio Viana, no blog do Maracatu, que copio e colo:
Como aprendemos na escola, “a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito e sim uma elipse, com o lado menor cerca de 48 mil quilômetros mais perto do nosso planeta”. A Lua cheia deste final de semana vai estar no perigeu, coisa que também aconteceu em 1955, 1974 e 1992 – o outro lado da elipse, o apogeu, é o ponto mais afastado. A Lua, se você tiver sorte, vai aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa. É o que se convencionou chamar de Supermoon, ou Super Lua.”

A decisão foi acertada. Saímos com um mar calmo e ventos favoráveis. Chegamos próximo ao entardecer e ancoramos na  Rendezvous Bay, para apreciar o nascimento da grande lua. Impressionou, na chegada, a enorme quantidade de megaiates ali ancorados. A sensação de pequenez foi inevitável.

Olha aí!
DSCF0576  DSCF0578 image

Mas, o mais impressionante, foi o espetáculo que nos foi oferecido ao entardecer. Um magnífico por-do-sol…
image image

…seguido de uma magnífica super lua, que as nuvens, em vão, tentavam esconder.
image image image image
Este magnífico espetáculo foi arrematado por uma galinhada a bordo do veleiro Mema, dos gaúchos Daniel e Mariana, acompanhado de vinho francês, claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário