quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SANTA MARTA – COLOMBIA.

Após aquele tribufu que enfrentamos quando saímos de Aruba, a tempestade elétrica, chegamos nem Santa Marta, na Colômbia, fomos diretamente para a marina.

A marina em Santa Marta é ótima. Muito boa estrutura, preço justo e bom atendimento. Pertence ao grupo IGYMarinas.

Olha aí onde o Guga Buy ficou atracado.
Santa Marta, Colmbia. Marina Santa Marta.

Como primeira impressão, a cidade não agradou muito. O centro era tomado por comércio ambulante e muitas ruas sujas.
Santa Marta, Colmbia.

Aas casas antigas, com aquelas varandas sobre a rua, eram conservadas e o centro era coalhado de restaurantes, mas que fechavam muito cedo. Na primeira noite, às 22 horas, só conseguimos uma pizzaria aberta. Pizza muito ruim. Mas a cerveja, colombiana, era boa e bem gelada.
Santa Marta, Colmbia.

Como queríamos caminhar pelo centro, indagamos a um funcionário da marina acerca da segurança e ele já delimitou nossa caminhada. Indicou uma rua que, após ela, a barra era pesada. Então, nossa caminhada se restringiu à parte segura. Realmente, não vimos nada, ali no centro, que causasse algum temor.

Nossa caminhada rendeu algumas cenas, como, numa esquina, um vendedor de uma fruta milagrosa (parecia um coco pequeno), cujo líquido  curava tudo. E o pessoal comprava, embora o sujeito de camisa preta parecia não acreditar muito.

         Santa Marta, Colmbia.  

Na orla da baía de Santa Marta, chamou atenção uma escultura, na qual havia um índio espancando outro, e um de pé, levando a mão à boca.. Não consegui descobrir o significado daquela imagem. Mas, que era estranha, isso era!
Santa Marta, Colmbia. ndios na porrada. No descobri porque o monumento.

Mas a má impressão da cidade não ofuscou o maravilhoso por do sol que presenciamos.Santa Marta, Colmbia.

No dia seguinte, alugamos um taxi para conhecer a cidade. Lá, o taxi é muito barato. Para conhecermos quase toda a cidade pagamos a importância de oitenta mil pesos, que equivale a menos de cem reais. O motorista era um cara simpático e explicava tudo o que víamos, como um guia turístico.
É esse aí, ensinando o Eduardo a utilizar o telefone.                                                 Santa Marta, Colmbia. Praia de Rodadero.

É que lá existem pessoas que ficam na rua com diversos celulares e os alugam para fazer chamadas. O custo é bem mais barato que do telefone pessoal.

Praia de Rodadero.
Santa Marta, Colmbia. Praia de Rodadero.

  Santa Marta - Colmbia.

Santa Marta - Colmbia.

Fomos almoçar na Praia de Tangaga, que fica nesta enseada,Santa Marta, Colmbia. Praia de Taganga.
e é essa aí:Santa Marta, Colmbia. Praia de Taganga.  

Haviam nos falado que fazem, na Colombia, um arroz de coco muito bom. Resolvemos prova-lo em Tangaga. Veio servido com peixe, salada e banana frita. É esse daíSanta Marta, Colmbia. Arroz de coco com peixe. 
Para meu gosto, o arroz era muito doce. Não gostei muito! Mas, ao menos,conheci o tal de arroz de coco.

Como ficamos pouco tempo em Santa Marta, não deu tempo para conhecer alguns locais que dizem ser lindos, como o Parque Nacional de Tayrona e a Sierra de Nevada, que é a cordilheira litorânea mais alta do mundo (5.775 m). Nesta montanha, no topo, segundo nosso guia, a neve é eterna. Enfim pelos folhetos turísticos, existem diversos locais interessantes para conhecer em Santa Marta, mas demandam mais tempo.

De Santa Marta, zarpamos para Cartagena de Índias.

Um comentário:

  1. MUITO BOM ESTAR PARTICIPANDO DE SEU BLOG, P/ CONHECER OUTROS LUGARES, E SUAS CULTURAS, E LINDAS PAISGENS, BJÃO!!

    ResponderExcluir