segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RETORNO AO CARIBE - CURAÇAO

Bem, pessoal, recuperado dos problemas de saúde, dia 16 de junho voltei para o Caribe. Voei para Curaçao, onde estava o  Eduardo com o veleiro Amazonas. Alguns dias depois, fomos para Aruba, buscar o Guga Buy que lá estava há seis meses. Ficamos alguns dias em Aruba, na companhia de um casal de amigos de Joinville, O Marcos e a Janinha que já estavam conosco em Curaçao. De lá, voltaram ao Brasil.  Levamos o Guga Buy para Curaçao, aproveitando uma janela de tempo bom, pois a navegação Aruba-Curaçao pega tudo ao contrário, “na cara”, no jargão dos velejadores. Refiro-me ao vento e à corrente. A distância Aruba-Curaçao é de 72 milhas, que fizemos em 14 horas, com a vela mestra rizada e auxiliando com o motor.

Em Curaçao fizemos amizade com o Lindomar, um curaçalenho nacionalista roxo (para ele, as melhores coisas do mundo acontecem ou tiveram origem em Curaçao), boa gente e que nos auxiliou muito na ilha. O apelidamos de google, pois sabia de tudo e conhecia a todos. Qualquer informação ou  problema que tínhamos, telefonávamos ao Lindomar e solução aparecia.

Certo dia, recebemos a honrosa visita do Jean Castro, um especial amigo e grande companheiro, que foi passar uma semana conosco. Mineiro calmo, observador e bom cozinheiro. Já no início da visita foi para a cozinha preparar um almoço.

Como o Jean é consultor na área de construções, geração de energia, etc…, após observar algumas necessidades da ilha mostrou interesse em indicar uma empresa brasileira para fazer  trabalho em Curaçao. Disso, deu ciência ao Lindomar. Não tardou,  pois é rápido  no gatilho, apareceu o Lindomar com um Senador de Curaçao para falar sobre o assunto. Não disse que ele conhece todos?

Olha aí a reunião:
P1020185
                             Da esquerda para a direita: Jean, o Senador Dean e Lindomar.



Mas, minha maior satisfação foi receber a visita de minha filha Luciana e dos meus dois netos, o Enzo, filho da Luciana e a Sofia, filha do Eduardo. Ficaram conosco uma semana. Foi uma festa para os pequenos. Nesta semana, vivemos em função dos netos.

O Tedo, um amigão, que trabalha no Amazonas, é instrutor de mergulho. Em vista disso, foi condignamente explorado pela milha filha e meus netos. Ensinou a eles técnicas de mergulho, mergulhou com eles, enfim, foi a alegria dos três. Valeu, Tedo!

Vou ilustrar com fotos os mergulhos.
DSC00464
                                               A família reunida, aguardando o instrutor.


DSCF1606
                                                 Iniciando a instrução.

IMG_1142
         Enzo mergulhando. (Foto by Tedo)


IMG_1149
          Eduardo, Enzo e Sofia. (Foto by Tedo)


IMG_1145
            Eduardo e Sofia. (Foto by Tedo)


IMG_1172
A Luciana fazendo pose num barco naufragado. (Foto by Tedo)


O que viram nos mergulhos.
IMG_1160 IMG_1161 IMG_1162 IMG_1167 IMG_1193 IMG_1195

O Sea Aquarium de Curaçao foi uma festa para as crianças (e para os adultos também). Vejam:
DSCF1651 DSCF1655
DSCF1692
DSC_0308

DSCF1672  DSCF1694

 Os golfinhos amestrados, foram um espetáculo à parte:
DSCF1706
Namorando...
DSCF1707
Saltando...

DSCF1709
Cumprimentando...

DSCF1713
Fazendo perfomance...
DSCF1717
Saltando com a instrutora.
 

 Também os levamos a conhecer algumas praias.
DSC00575 DSCF1728 DSCF1731
DSC00596
Um sorvetinho para refrescar.
DSC00591  DSCF1732

DSC00600
Um  brinde à Curaçao!
DSCF1735 DSCF1743

DSCF1640No Caribe, existe um peixe muito bonito, chamado Lion Fish, mas cujas extremidades são venenosas.  É este daí:  

DSCF1747









Almoçamos num restaurante da Playa Porto Mari, uma das mais charmosas de Curaçao. Adivinhe a sugestão da garçonete? Lion Fish. Após a garçonete garantir que não haveria problema com o veneno, não resisti (gosto de novidades) e experimentei o prato. Uma delícia sem par, carne muito branca, sabor incomparável. Olha ele aí no prato, acompanhado por uma cerveja belga  muito forte (6º de álcool) .


Bem, amigos, este post dediquei quase que exclusivamente à família. Não reparem. Um pouco de corujice não faz mal.

2 comentários:

  1. Que maravilha de programa amigo Zanella. Família linda, programa super interessante. Você merece. Grande abraço, Ivan + Egle

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA FAMILIA ZANELA.
    ESTOU MUITO FELIZ POR VCS ESTAREM NO CARIBE, APROVEITANDO...DISSO É FEITA A VIDA, FAZER OQUE MAIS GOSTAMOS DE FAZER.
    FORTE ABRAÇO - RONALDO - VEL FEITIÇO

    ResponderExcluir