Algumas pinceladas sobre a ilha de St. Barth, baseadas em minha observação pessoal.
St.Barth é o apelido de St. Barthélémy, nome oficial. É uma ilha muito charmosa, e cara. Recebe - e tem estrutura para isso -, megaiates e megaveleiros, principalmente no Porto de Gustavia. Na alta temporada, são despejados, na ilha, milhões de euros.
Recebe pessoas do mundo inteiro, formando uma mistura alegre de línguas e costumes. A língua oficial é o francês, mas o inglês predomina, como falado por estas duas alemãs, tripulantes de um megaveleiro que, gentilmente, posaram para a foto.
Em todas as atividades náuticas, percebe-se a presença de muitas mulheres, como esta, pilotando uma lancha de apoio de um megaiate, na praia de St. Jean.
A única cidade na ilha chama-se Gustavia, com ruas estreitas e muitas lojas de grife. Inclusive, com presença brasileira nas lojas.
Talvez pelo fato de as ruas serem estreitas, ou pelo pequeno tamanho da ilha, vê-se muitas motonetas e carros elétricos, como este.
A ilha possui muitas praias, mas as mais bonitas são a Shell Beach, formada por areia e grande quantidade de pequenas conchas,
onde se localiza o bar e restaurante Do Brazil, cujo proprietário não é brasileiro, mas diz amar o Brasil…
…e a Plage de Saint Jean, onde fica o aeroporto da ilha, com uma pista muito curta e em declive, que recebe pequenas aeronaves com até 12 passageiros.
Em todas as praias, a prática de top less é muito comum. Garotas e senhoras, sós ou com suas famílias, com os seios à mostra, sem nenhum constrangimento e sem serem molestadas. A questão é cultural, não se percebe nenhum exibicionismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário