A travessia do Canal do Panamá foi algo marcante na nossa viagem. Ficará indelével na memória, inclusive por desfrutarmos da companhia de ótimos amigos.
Enfim, estamos no pacífico. Vamos, agora, tratar de curtir esta novidade. Saindo da cidade do Panamá, fomos para o Arquipelago de Las Perlas. Como já era tardinha, dormimos amarrados a uma poita, na Ilha Taborga, cerca de dez milhas da cidade do Panamá, pois não queriamos chegar à noite no arquipelago. Na manhã seguinte, rumamos para a ilha Contadora, - integrante do Arquipelago Las Perlas - , cujo nome deriva do fato que naquela ilha os espanhóis contavam as pérolas colhidas pelos nativos.
Devidamente ancorados numa tranquila baía –haviam diversas embarcações lá ancoradas –, fomos para terra, aluguei um carro elétrico, desses de golfe, e fomos conhecer a ilha. A malha rodoviária da ilha possui bastante asfalto, muitas casas luxuosas, pista de pouso com voos regulares para a cidade do Panamá e outras ilhas, hotéis e restaurantes, alguns simples, que servem culinária local.
Enfim, a ilha é simpática, agradável, com bom astral. Na época, (abril) pouca frequência. Onze praias circundam a ilha, todas com areia fina e branca.
Uma das onze praias é de nudismo, convenientemente denominada “playa suecas”, com uma placa advertindo a proibição de “voyerismo”. Naquele dia, infelizmente, a praia estava deserta. Nenhuma sueca nem outra de qualquer nacionalidade.
Os barcos que levam víveres, móveis, materiais e veículos para a ilha, encalham na maré alta, esperam a maré baixar, quando então descarregam a mercadoria e zarpam quando a maré volta a encher, óbviamente.
Um desses barcos encalhou, e, ao que parece, não conseguiu mais sair. Está lá, abandonado na praia. Eduardo e Yann tentaram empurrar, mas só para a foto.
Chamou a atenção uma sére de predios abandonados, completamente deteriorados. Tentei investigar mas não consegui descobrir a causa do abandono. Até porque ficamos lá somente um dia.
Dia seguinte, zarpamos rumo ao Equador. Passamos ao largo da costa colombiana, devido informações que ela, no pacífico, oferece riscos, devido ao intenso tráfico de drogas. Por via das dúvidas…
Nenhum comentário:
Postar um comentário